5 de jul. de 2011

# 274 - Fotos post-mortem - Tenso

Curiosamente já cruzei com a primeira foto mostrada neste post bem mais que um par de vezes e nunca me dei conta sobre do que se tratava, pensei que era só mais uma foto de pais posando ao lado da filha. Mas uma pesquisa rápida indicou que antigamente a fotografia era um luxo muito caro que só famílias cheias da grana podiam custear, é por isso que muitas delas faziam uma foto no momento da morte de seu ente mais querido  (em geral mais jovens) para ter sua lembrança para sempre; conhecida como foto post-mortem. Sensíveis, abstenham-se!
Lembram daquelas fotos do velório do motoqueiro? (última foto deste post) Pois antigamente eram bem mais comuns do que alguém podia imaginar. Alguns destes retratos póstumos caracterizam-se pelos variados artefatos dos quais os fotógrafos se serviam para melhorar o aspecto da imagem e despojá-la da crueza da morte, tentavam de algum forma algum tipo de arranjo para melhorar a estética do retrato.




A foto que citei foi feita durante a época vitoriana, apresenta uma imagem familiar e ao meio uma garota que, pese estar morta há várias horas, parece como viva, de pé junto a seus pais. Suas mãos apresentam sinais do rigor mortis e se olharmos os detalhes é possível ver detrás da falecida a base que a sustenta em pé. Dita base segura o corpo pela cintura e é dissimulada com a roupa. Os olhos estão pintados sobre as pálpebras fechadas.













Vejam a matéria do velório do motoboy porto-riquenho acima...





Site Metamorfose Digital.

2 comentários:

  1. Tétrico demais! Imaginem o sofrimento da família do morto?
    Cruz credo! Prefiro guardar lembranças da pessoa viva na memória. É mais bonito e menos aterrador.

    ResponderExcluir